domingo, 31 de janeiro de 2010

FALTA DE RESPEITO COM A HISTORIA DO FUTEBOL EM CAÇU






Depois de alguns dias sem postagens por motivo de viagem, estou de volta para continuar falando de esportes.
Estive em Caçu minha terra natal, feliz por rever grandes amigos, mas saudoso por uma história que ficou para traz. Visitei pessoas e lugares que fizeram parte da minha vida, de visita em visita estive no Estádio Municipal Sebastião Vieira Neto (Lola), onde fiz meus primeiros treinos, ainda adolescente disputei algumas partidas de futebol por equipes locais e pela primeira vez vesti a camisa do GRÊMIO DESPORTIVO CACUENSE, ainda que por poucas vezes, mais vesti! Na época que o campo ainda era de terra. Em continuação ao trabalho de grandes nomes do esporte em Caçu, como o saudoso “LOLA” cujo estádio leva seu nome, trabalhei incansavelmente ao lado de outros amantes do esporte, os quais não vou mencionar nomes para não cometer injustiça me esquecendo de citar alguém, mas o fato é que muitas pessoas contribuíram, inclusive comerciantes, fazendeiros alguns nem tão ligados ao esporte, mas com grande intuito de colaboração, ampliamos e melhoramos o estádio o qual um dia LOLA iniciou com a ajuda do povo Caçuense, principalmente do Sr. JUAREZ GAMA DA SILVA, conhecido como NEGO DA ANA, quem cedeu gratuitamente a área para construção da praça esportiva. O estádio foi palco de grandes disputas envolvendo equipes amadoras do estado de Goiás, muitos campeões mundiais também jogaram lá, como Felix Goleiro Campeão do Mundo em 70, Djalma Dias, Serginho Chulapa, Rondinelli o Deus da Raça, O Uruguaio Pedro Rocha, Edu o parceiro de Pelé no Santos, em fim muitos nomes do futebol mundial. Lá também deu os primeiros passos para uma carreira vitoriosa alguns filhos da cidade que si tornaram profissionais, mais recentemente EDUARDO RAMOS, craque do Corinthians Paulista, Goiás e atualmente no Sport Recife. O estádio para nós os Caçuenses de coração e amantes incondicionais do futebol, é de grande valor, no entanto o que vi me deixou chocado. As imagens a acima são de verdadeiro descaso e falta de consideração com quem trabalhou e dedico parte de sua vida a construção, manutenção e conservação desse estádio, não falo de minha pessoa, pois minha contribuição foi mínima, mas sim de pessoas como José Nunes Filho o Guim, saudoso Hermes Borges o Pasteleiro, o próprio Lola, e os jogadores que fizeram a história do GDC e desse estádio. É claro que sou a favor da modernização e da melhoria, apenas gostaria que o Sr. André Guimarães Prefeito Municipal, pessoa que tenho grande admiração e respeito, pudesse ouvir a opinião de quem construiu a história dessa praça esportiva. Tenho Caçu em meu coração mesmo não estando residindo há algum tempo na por lá, acompanho passo a passo o desenvolvimento da minha cidade natal, assim como muitos outros Caçuenses espalhados por esse Brasil afora com quem procuro manter sempre contato. Todos nós sabemos que tal condição se faz pela falta de capacidade da diretoria do GDC, que há mais de 12 anos não realiza um jogo si quer, e pela negociação indevida realizada com o apoio do prefeito da época, que já jamais beneficiou a entidade GRÊMIO. Para terminar vou alertar as autoridades de Caçu que o GRÊMIO é uma entidade sem fins lucrativos a qual o dever de fiscalização sobre a forma com que essa entidade tem sido conduzida cabe ao poder executivo, através do departamento competente.

2 comentários:

  1. meu nome é vitor ,ja fui jogador em caçu no ano de 89,90(vc inclusive foi um de meus técnicos),ali vivi boa e feliz parte de minha adolescencia,puxa vida procurei na internet de toda forma alguma coisa, fotos principalmente, que de alguma forma me fizesse relembrar aqueles tempos felizes. Alí havia jogadores que com certeza poderiam ter sido jogador de qualquer clube brasileiro, Marquinhos(vôvô), Miguel,Cezinha,*Lélis ,*Jaime (girinha)entre outros,emfim e o que encontrei foi esta triste matéria.Fiquei muito,mas muito triste mesmo,por favor Altair se vc tem fotos ou conhece alguém que tenha fotos daquela época por favor me envie para o e-mail (goianojunior@hotmail.com)eu te agradeço muito.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Vitor quando alguém que viveu aqueles bons momentos faz algum comentário aqui no blog. Vc tem razão aquela foi um época de ouro, eu também tenho muitas saudades, mas como vc também não tenho nenhuma foto, mas já estou me preparando em minhas férias vou a Caçu e ou levantar essas foto, ai ti mando sim.
    Abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir